OUR STORY

Quality, not quantity

Como é a Prova da EEAR

Para realizar a prova da EEAR, é necessário o candidato possuir formação em nível médio e ter entre 17 e 24 anos de idade.

A prova da EEAR acontece duas vezes por ano, uma no começo do primeiro semestre e outra no início do segundo semestre. A prova possui algumas opções na qual o candidato escolherá no momento da inscrição, as opções são referentes a qual especialidade o candidato servirá durante a sua carreira.

A prova possui 96 questões objetivas de múltipla escolha (A,B,C e D) divididas em 4 matérias; Português, Inglês, Matemática e Física; sendo 24 questões para cada matéria. Vale lembrar que a prova não possui Redação, tem duração de 4 horas e 20 minutos e é de Nível Médio.

Saiba mais sobre os CONTEÚDOS DA EEAR: Clique Aqui!
Saiba mais sobre notas de corte, vagas e concorrência: Clique Aqui!

Para aqueles que escolherem a prova da especialidade de Controle de Tráfego (BCT) o nível da prova de Língua Inglesa será Intermediário e nível básico para aeronavegantes e não-aeronavegantes.

Após serem classificados na prova escrita o candidato ainda passará por mais algumas etapas, listadas abaixo.

• Inspeção de Saúde (INSPSAL): é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato no dia e horário determinados no Calendário de Eventos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológico, definidos em instruções, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o Curso.

Exame de Aptidão Psicológica (EAP) : Avaliará condições comportamentais por meio de testes científicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir inaptidão para o Serviço Militar nem para as atividades previstas.

• Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF): Avaliará a resistência e o vigor físico, por meio de exercícios físicos, definidos e fixados em Instruções do Comando da Aeronáutica de modo a comprovar não existir incapacitação para o Serviço Militar nem para as atividades previstas no curso. SAIBA MAIS SOBRE O TACF.

• Procedimento de Heteroidentificação (PHC): Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, e que optarem por concorrer às vagas reservadas serão convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para o PHC, realizado pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da EEAR, para verificação da veracidade de sua declaração.

• Validação Documental: A Validação Documental do processo seletivo será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues cópias simples ou autenticadas de cada um deles.

Escreva seu texto aqui...

Plano de Carreira EEAR

Plano de carreira na Aeronática: Os candidatos que passarem na EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica) farão a formação em Guaratinguetá (SP) no modelo Internato, onde vão fazer o curso de formação de sargento (CFS) e também a especialização que será escolhida pelo o aluno antes da realização da prova ou durante a formação. Algumas dessas especialidades estão listadas abaixo.

>>> Planejamento que fará total diferença na sua aprovação, como se preparar e estudar para a prova da EEAR <<<

Ao entrar na EEAR, o aluno passará pela formação que tem duração de 2 anos e com isso formado e promovido a Terceiro Sargento da Força Aérea Brasileira. Com 7 anos de serviços na FAB o 3° sargento é promovido a 2° sargento; de 2° sargento a 1° com 8 anos e por fim de 1° sargento a sub-oficial com 9 anos. Depois de 35 anos de Serviço os especialistas vão para a Reserva e continua ganhando o mesmo salário do último posto.

Quando 2° Sargento em alguns casos é possível também fazer uma prova para se tornar Oficial da FAB podendo chegar até Coronel.

Especialidades da EEAR

Ambas as especialidades são para ambos os sexos, as especialidades são escolhidas a partir das opções apresentadas no edital do concurso atual

  • BCT – Controle de Tráfego Aéreo: Controla o voo das aeronaves civis e militares no espaço aéreo brasileiro, atuando em torres de controle de aeródromos, nos centros de controle de áreas, terminais e nos centros integrados de defesa aérea e controle de trafego aéreo

  • SGS – Guarda e Segurança: Executa as atividades de segurança e defesa das instalações, de pessoas e dignitários, serviços de contra incêndio e de operações especiais, é o responsável pelo adestramento físico e instrução militar inicial dos que ingressam na aeronáutica

  • BSP – Suprimento: Zela pelo controle e distribuição do material aeronáutico e de apoio logístico destinado a manutenção de aeronaves e equipamentos. Trabalha em unidades de suprimento de aviação, intendência, eletrônica e material bélico

  • BEV – Equipamento de Voo: Responsável pela inspeção, manutenção e reparos em para quedas, botes salva-vidas, capacetes de voo, quites de sobrevivências e outros. Trabalha em Parques de Material Aeronáutico, Esquadrões de Suprimento e Manutenção e Unidades Aéreas

  • BEP – Estrutura e pintura: Executa a construção e reparos de estruturas metálicas, serviços de pintura e manipulação de plástico em aeronaves. trabalha em Parques de Material Aeronáutico e nos Esquadrões de Manutenção de Unidades Aéreas

  • BEI – Eletricidade e Instrumentos: Responsável pelo funcionamento e manutenção de instrumentos de precisão dos aviões relacionados com motores, combustível, pressão atmosférica, etc. Executa serviços de manutenção dos sistemas eletroeletrônicos e de instrumentos das aeronaves. Trabalha em laboratórios ou em setores de manutenção

  • BMB – Material Bélico: Especialista em Armamento, munições terrestres e aéreas, exerce as funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento, trabalha em Órgãos do Sistema de Material Bélico

  • BMA – Mecânico de Aeronaves: Responsável pela manutenção e reparos dos aviões e pelo acessoramento ao piloto em voo, inspenciona o funcionamento dos equipamentos, motores, hélices e sistemas pneumáticos e hidráulicos das aeronaves. Como tripulante desloca-se constantemente no cumprimento de sua missão

  • BCO – Comunicações: Integra o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro nas comunicações aeronáuticas, militares e administrativas operando e implantando sistemas, redes de comunicação e na segurança da informação

  • BMT – Meteorologia: Observa os fenômenos meteorológicos fazendo previsões para os pilotos de aeronaves nacionais ou internacionais, as condições meteorológicas das rotas e dos aeródromos. Trabalha em órgãos de proteção ao voo nos diversos aeródromos do país

  • SAI – Informações Aeronáuticas: O especialista é responsável por todas as tarefas de prestação de serviço de informações aeronáuticas, de acordo com normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI)

  • SEM – Eletromecânica: Responsável pela manutenção e reparos de viaturas, motores, grupos geradores, equipamentos, empilhadeiras e carros limpa pistas

  • SML – Metalurgia: Responsável por tarefas técnicas ligadas as estruturas das aeronaves, exerce a função de torneiro mecânico, fresador, retificador e soldador, inspecionando a resistência dos materiais e a espessura dos tratamentos superficiais

  • SDE – Desenho: É o encarregado da atividades de projetos, construção e instalações de arquitetura que compõe o serviço de infraestrutura e de engenharia nas diversas unidades da FAB

  • SCF – Cartografia: Analisa, interpreta e confecciona mapas e cartas aeronáuticas, utilizando-se de informações e imagens obtidas através de equipamentos computadorizados, fotografias aéreas, radar e satélites

  • BFT – Fotointeligência: Instala e opera equipamentos fotográficos para execução de atividades de reconhecimento, inteligência, cobertura fotográfica e outras. Trabalha em unidades aéreas e comandos operacionais nas atividades de fotointerpretação

Gostou?! Aqui tem mais materiais da EEAR! CLIQUE AQUI!
Veja outros concursos da Aeronáutica, Marinha ou Exército! CLIQUE AQUI!